Páginas

17 fevereiro 2010

Atividade


Atividade para fazer no 1° dia de aula,com alunos do 2° ano em diante...

Entrevista
Em primeiro lugar prepara- se uma fichinha bem bonitinha para ser preenchida com todos os dados do aluno: idade, telefone, email, esporte favorito, música, filme que mais gostou, livros que leu e gostou, se tem irmãos, nomes dos pais, etc. Incluo tudo o que se quer saber e que irá ajudar p professor na hora de preparar uma aula "customizada".

Logo no início da primeira aula, depois de apresentar-se,dizer como será o ano, regras, etc, dize-se a eles que eles irão entrevistar alguém. É dado a cada um uma ficha e dize-se que devem fazer aquelas perguntas a alguém até preencher todos os dados. Pedir também que anotem o nome do aluno que entrevistaram.

Os alunos terão alguns minutos apenas (8, 10, conforme o número de alunos) e poderão escolher quem querem entrevistar, mas que cada aluno só poderá ser entrevistado uma vez (se o que escolheram já foi entrevistado terão que escolher outro) e que todos devem ser entrevistados.

A classe fica numa bagunça total durante os minutos da entrevista, quando o tempo termina eu apito ou toco uma sineta. Voltam todos a seus lugares, então eu pergunta-se a um aluno quem ele entrevistou. Ele diz o nome do aluno e o aponta, então o professor deve perguntar: como é o nome da mãe dele?

E assim deve-se seguir, perguntando a cada um quem ele entrevistou e fazendo uma das perguntas. Quando tiver feito todas as perguntas (não sobre todos os alunos, uma pergunta sobre cada aluno) encerra-se a atividade,o professor recolhe as fichinhas, e pode guardar o ano todo e aos poucos ir acrescentando mais dados, à medida que vão sendo informados ou que sofrem mudanças.

Fonte:Blog da Cartola
Atividade descrita por Zailda Coirano