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09 fevereiro 2011

Cortesia – dever de cada um


Projeto



Apresentação:

A definição de cortesia leva-nos a formular o seguinte conceito: cortês é alguém que usa de amabilidade, polidez, gentileza e delicadeza nas palavras e ações.  Na escola, o aluno tem oportunidade de conviver com pessoas diferentes, num espaço assim tão diversificado é preciso trabalhar o respeito entre os indivíduos. Um ambiente de cortesia e gentileza é a melhor experiência que pode ser oferecida aos alunos.

Ao iniciar mais um ano letivo propomos melhor convivência entre alunos/alunos, alunos/professores, alunos/funcionários, com a implantação do projeto: Cortesia – dever de cada um.

Objetivos:

Oportunizar aos alunos do Ensino Fundamental, situações que favoreçam o bom relacionamento entre colegas, professores e funcionários da escola, cultivando atitudes de cortesia e respeito de um para com os outros.

Da vida cotidiana:

  • Discutir e refletir com o grupo atitudes de cortesia, cooperação, respeito e amizade necessárias ao bom convívio, dentro e fora do ambiente escolar;
  • Relembrar regras de convivência escolar/normas de convivência escolar;
  • Relacionar-se com cortesia com todas as pessoas da escola;
  • Responsabilizar-se por seus pertences pessoais, material escolar e tarefas em sala de aula;

De empreendimento:
  • Construir com os alunos as regras de convivência da classe;
  • Realizar um correio da amizade;
  • Montar murais com as palavras-chaves da cortesia;
  • Realizar a campanha das boas maneiras;
  • Promover um passeio como culminância do projeto.

De conhecimento:
  • Realizar em cada reunião de capela o momento da cortesia;
  • Confeccionar cartões com poemas para serem enviados no correio da amizade;
  • Ler o paradidático: Como Jesus tratava as pessoas, da CPB, vivenciando a melhor maneira de conviver proposta por Jesus;
  • Produzir textos de vários gêneros: poemas, canções, reportagens, notícias e outros;
  • Pesquisar – Reforma ortográfica – o que mudou?

Por dentro da reforma ortográfica 
Quis – Reforma Ortográfica 
  • Conhecer as relações entre os povos e sua cultura de relacionamento;
  • Reconhecer a importância do respeito e da participação solidária na comunidade em que vive;
  • Estudar a origem do universo segundo a Bíblia até o episódio da torre de Babel;

Como é dividido o Universo 
Ligado nas Origens 
 
  • Estudar o Sistema Solar como espaço de convivência do homem;

Planetas 
Viagem ao Espaço 
  • Estudar os recursos naturais e a preservação do meio ambiente;

Lixo no Lixo 
  • Montar quadro histórico das civilizações antigas e das grandes navegações;
  • Identificar os grupos que formam o povo brasileiro e estudar seu modo de vida em sociedade;
  • Aprender sobre a história do sistema de numeração egípcio, maia e romano;
Algarismos romanos 
 
  • Promover a leitura, a escrita, a comparação e a ordenação dos números naturais;
  • Fazer a análise de situações problema fazendo uso das quatro operações;
  • Exercitar a identificação e relação usando grandezas e medidas;
  • Representar histórias bíblicas e outras sobre a cortesia.

Duração do projeto:

Durante o primeiro bimestre, quatro semanas.

Etapas do projeto: 
  • Apresentar e discutir a viabilidade do projeto com professores e funcionários da escola;
  • Apresentar o projeto, suas etapas e culminância para os alunos do Ensino Fundamental;
  • Entregar um folder com síntese do projeto para os pais;
  • Dividir tarefas e responsabilidades entre as turmas;
  • Acompanhar todas as etapas do projeto, registrando os resultados;
  • Avaliar os resultados do projeto, ampliando sua duração, se necessário.

Complemento:

Além de todas as atividades relacionadas nos objetivos de empreendimento, o conteúdo específico de cada matéria/turma será dado paralelamente. Desenvolver atividades em sala referentes ao tema: dinâmicas de grupo, textos, histórias, filmes, palestras e outros, a combinar com a equipe que estará coordenando o projeto da cortesia.

Avaliação:

Acompanhar os avanços dos grupos evidenciados a partir das atitudes em sala e nos diversos ambientes da escola, assim como a participação e envolvimento em todas as etapas e atividades desenvolvidas no referido projeto.




Fonte:Portal da Educação Adventista