Projeto
Apresentação:
A definição de cortesia leva-nos a formular o seguinte conceito: cortês é alguém que usa de amabilidade, polidez, gentileza e delicadeza nas palavras e ações. Na escola, o aluno tem oportunidade de conviver com pessoas diferentes, num espaço assim tão diversificado é preciso trabalhar o respeito entre os indivíduos. Um ambiente de cortesia e gentileza é a melhor experiência que pode ser oferecida aos alunos.
Ao iniciar mais um ano letivo propomos melhor convivência entre alunos/alunos, alunos/professores, alunos/funcionários, com a implantação do projeto: Cortesia – dever de cada um.
Objetivos:
Oportunizar aos alunos do Ensino Fundamental, situações que favoreçam o bom relacionamento entre colegas, professores e funcionários da escola, cultivando atitudes de cortesia e respeito de um para com os outros.
Da vida cotidiana:
- Discutir e refletir com o grupo atitudes de cortesia, cooperação, respeito e amizade necessárias ao bom convívio, dentro e fora do ambiente escolar;
- Relembrar regras de convivência escolar/normas de convivência escolar;
- Relacionar-se com cortesia com todas as pessoas da escola;
- Responsabilizar-se por seus pertences pessoais, material escolar e tarefas em sala de aula;
De empreendimento:
- Construir com os alunos as regras de convivência da classe;
- Realizar um correio da amizade;
- Montar murais com as palavras-chaves da cortesia;
- Realizar a campanha das boas maneiras;
- Promover um passeio como culminância do projeto.
De conhecimento:
- Realizar em cada reunião de capela o momento da cortesia;
- Confeccionar cartões com poemas para serem enviados no correio da amizade;
- Ler o paradidático: Como Jesus tratava as pessoas, da CPB, vivenciando a melhor maneira de conviver proposta por Jesus;
- Produzir textos de vários gêneros: poemas, canções, reportagens, notícias e outros;
- Pesquisar – Reforma ortográfica – o que mudou?
Por dentro da reforma ortográfica
Quis – Reforma Ortográfica
- Conhecer as relações entre os povos e sua cultura de relacionamento;
- Reconhecer a importância do respeito e da participação solidária na comunidade em que vive;
- Estudar a origem do universo segundo a Bíblia até o episódio da torre de Babel;
Como é dividido o Universo
Ligado nas Origens
- Estudar o Sistema Solar como espaço de convivência do homem;
Planetas
Viagem ao Espaço
- Estudar os recursos naturais e a preservação do meio ambiente;
Lixo no Lixo
- Montar quadro histórico das civilizações antigas e das grandes navegações;
- Identificar os grupos que formam o povo brasileiro e estudar seu modo de vida em sociedade;
- Aprender sobre a história do sistema de numeração egípcio, maia e romano;
- Promover a leitura, a escrita, a comparação e a ordenação dos números naturais;
- Fazer a análise de situações problema fazendo uso das quatro operações;
- Exercitar a identificação e relação usando grandezas e medidas;
- Representar histórias bíblicas e outras sobre a cortesia.
Duração do projeto:
Durante o primeiro bimestre, quatro semanas.
Etapas do projeto:
- Apresentar e discutir a viabilidade do projeto com professores e funcionários da escola;
- Apresentar o projeto, suas etapas e culminância para os alunos do Ensino Fundamental;
- Entregar um folder com síntese do projeto para os pais;
- Dividir tarefas e responsabilidades entre as turmas;
- Acompanhar todas as etapas do projeto, registrando os resultados;
- Avaliar os resultados do projeto, ampliando sua duração, se necessário.
Complemento:
Além de todas as atividades relacionadas nos objetivos de empreendimento, o conteúdo específico de cada matéria/turma será dado paralelamente. Desenvolver atividades em sala referentes ao tema: dinâmicas de grupo, textos, histórias, filmes, palestras e outros, a combinar com a equipe que estará coordenando o projeto da cortesia.
Avaliação:
Acompanhar os avanços dos grupos evidenciados a partir das atitudes em sala e nos diversos ambientes da escola, assim como a participação e envolvimento em todas as etapas e atividades desenvolvidas no referido projeto.
Fonte:Portal da Educação Adventista