Natureza do projeto: ensino e pesquisa
Publico alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.
Objetivos:
- Realizar a integração fé/ensino.
- Valorizar e preservar o mel e demais produtos produzidos pelas abelhas, como recursos naturais do nosso planeta, criados por Deus para a manutenção da vida.
- Compreender os impactos ambientais em decorrência da falta da polinização, realizada pelas abelhas.
- Pesquisar sobre o processo de fabricação do mel.
- Pesquisar sobre as espécies de abelhas e a organização social delas.
- Aprender maneiras de utilização do mel, em benefício da nossa saúde.
Justificativa:
Recepcionar os alunos com muito carinho para que desde o início percebam que são amados e respeitados, pois fazem parte de uma comunidade onde todos se ajudam e têm importância para o bom andamento do processo ensino/aprendizagem. Ressaltando o amor de Deus para conosco em primeiro lugar e obviamente ensinando como devemos tratar nossos semelhantes, o que certamente contribuirá para a formação de cidadãos conscientes quanto ao seu papel na sociedade, facilitando o processo de preservação e manutenção dos recursos naturais.
Prioridade: curto prazo
Metodologia e operacionalização:
- Sugestão de horário: 8h e 13h45min.
- Mural de entrada: Fazer uma abelha de braços abertos com o tema: “Um abraço deste tamanho”.
- Integração fé/ensino - contar histórias enfatizando um bom conselho; a cada dia da semana em sala de aula.
Dia e Turma | Meditações |
Segunda-Feira | “A Abelhinha Curiosa” |
Terça-Feira | “Abelha Chocolateira” |
Quarta-Feira | “Abelhas Não Desistem” |
Quinta-Feira | “Zanita” |
Sexta-Feira | “Zúlia” |
- Sugestão: produzir uma roupa de abelha, para a recepcionista na Capela, na entrega das lembrancinhas e recolhimento dos pedidos de oração.
- Pedidos de Oração: cartão em formato de abelha ; depositá-los a partir da quarta-feira (dia de pedidos de oração).
- Caixa para os pedidos de oração : fazer uma colméia grande onde as crianças possam colocar seus pedidos.
- Versos bíblicos para o sorteio:
Dia e Turma | Versos Bíblicos |
Educação Infantil | Prov. 16:24 – “Palavras amigas são doces como mel, dão ânimo e novas forças”. |
1º e 2º ano | Salmo 119:103 – “Oh! Quão doces são as Tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel a minha boca”. |
3º e 4º ano | Is. 7:15 – “Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem”. |
5º ano | Prov. 24: 13 – “Coma mel, meu filho, porque é bom, e o favo de mel, que é doce ao teu paladar”. |
Obs.: brindes para sortear a cada dia (um aluno sorteado por turma), sendo que, ao ser sorteado, o aluno deverá recitar o verso destinado à sua turma.
- Curiosidades: Fazer pesquisas tanto na biblioteca, quanto no laboratório de informática e registrar em forma de livro.
- Produzir uma máscara de abelhinha, em papel canson (colorir), com palito de churrasco, para o encerramento da semana (sexta-feira), os alunos vão utilizar ao cantar a música tema da semana.
- Música Tema: “Frutos da Educação”.
- Filme: Bee Movie – Nascido para Zoar; assistir na capela a partir da terça-feira (20 min. por dia), durante a semana.
- Executar atividades de pintura, colagem, reciclagem, etc., para fixação dos temas trabalhados.
- Lembrancinhas diárias:
Terça-feira – Abelhinha com almofadinha de mel.
Quarta-feira – Pão de mel com abelhinha (cartão).
Quinta-feira – Bala de mel no copo descartável amarelo.
Sexta-feira – Abelhinha sobe e desce (6ª feira).
Enfeite da porta
- Rotina da Capela: Louvor/História/Filme/Sorteio
- Gincana: quinta-feira; aulas a combinar.
- uma aula para a Educação Infantil, 1º ano e 2º ano.
- uma aula para 3º, 4º e 5º anos.
Responsáveis: Professores de Educação Física.
Lista sugestiva de Materiais:
Material |
EVA amarelo |
EVA preto |
EVA bege |
EVA marrom |
EVA branco |
Bastão cola quente (fino e grosso) |
Copo descartável amarelo |
Papel canson |
TNT branco (mural entrada e capela) |
TNT preto (roupa da abelha) |
TNT amarelo (roupa da abelha) |
Bolinhas de isopor (antena) |
Cola gliter dourada (mural) |
Caneta para retroprojetor preta |
Bala de mel |
Almofadinhas de mel (sachê) |
Pão de mel |
Resultados esperados:
A participação efetiva dos responsáveis e também dos alunos em todas as atividades para o bom aproveitamento e assimilação dos conhecimentos, bem como acolher os novos alunos ao convívio na comunidade escolar.
Bibliografia:
Bíblia.
www.educacaoadventista.org.br
www.meustrabalhospedagogicos.blogspot.com
www.atividadesinfantil.com/abelhas.html
www.sitedecuriosidades.com/pesquisar/abelhas.html
Fátima Silva – Coordenadora Pedagógica do Colégio Adventista de Presidente Prudente - APO
Fonte:www.educacaoadventista.org.br