Coleção coletiva de tampinhas
Objetivos
- Compreender o sistema de numeração decimal
- Resolver problemas simples de adição
- Desenvolver a escrita de números com mais de um algarismos
Conteúdos específicos
- Contagem periódica de objetos (coleções)
- Problemas de adição (agregar)
- Produção de notações numéricas
- Comparação de grandezas numéricas
- Contagem e sobrecontagem
- Explicitação, análise e comparação dos procedimentos selecionados
Ano
2º ano
Tempo estimado
8 aulas
Material necessário
Tampinhas (de refrigerante, suco e outras)
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa:
Iniciando uma coleção coletiva
Inicie a atividade com uma roda de conversa e perguntar para as crianças se alguém coleciona alguma coisa ou se conhece alguém que colecione.
Leve para a sala de aula uma coleção de tampinhas e pergunte se a turma topa dar continuidade à coleção. As tampinhas poderão servir, futuramente, de peças para jogos de percurso ou outros envolvendo a contagem.
Organize as crianças em grupos de quatro e entregue para cada grupo uma certa quantidade de tampinhas para que contem e registrem. Conforme o andamento da atividade, ofereça, para os grupos que precisarem, uma fita métrica, uma cartela da tele-sena ou uma tabela numérica como apoio para a contagem e para o registro das quantidades.
Depois que cada grupo anotou sua quantidade de tampinhas, organize a socialização dos registros.
Antecipação dos possíveis registros das crianças:
- Faz desenhos ou marcas correspondentes a cada peça da coleção;
- Escreve a série numérica, colocando um número para cada peça da coleção;
- Anota um único algarismo representando o total de tampinhas;
- Organiza as tampinhas em grupos e anota a quantidade de cada grupo (depois soma).
Marque na lousa quantas tampinhas cada grupo contou.
Compare o estado das coleções, perguntando para os alunos:
- Que grupo tem maior quantidade tampinhas?
- Que grupo tem a menor quantidade de tampinhas
- É possível saber sem ter que contá-las novamente?
A continuidade dessa proposta será seguir colecionando tampinhas e, semanalmente, controlar o crescimento da coleção.
Assista a aplicação da 1ª etapa no vídeo “Iniciando uma coleção coletiva".
2ª etapa:
A coleção cresce e novos problemas aparecem
Monte um cartaz para registrar a como a coleção vai evoluindo a cada aula. Deixe-o fixado em uma das paredes da sala.
Grupos/Datas Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7 Dia 8
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4
Grupo 5
Grupo 6
Entregue mais algumas tampinhas para cada grupo. Peça que calculem com quantas ficaram, anotando o novo total no cartaz. Observe quem retoma a contagem a partir do número 1 e quem faz a sobrecontagem - isto é, quem continua a contagem a partir da quantidade que já conhecia.
Se a maioria da turma tiver recursos de contagem que vá além de contar de um em um, proponha que cada grupo calcule o total de tampinhas da coleção da turma. De qualquer forma, proponha que façam a contagem e registrem o total em um quadro numérico que também ficará fixado na sala.
Se houver, por exemplo, 20 tampinhas na coleção, todos os quadrinhos do quadro, até o 20, serão marcados com X. Ao trazer mais duas tampas, a criança vai fazer um X no 21 e outro no 22, realizando uma sobrecontagem, sem precisar contar todas as tampinhas novamente a partir do 1.
3ª etapa:
Discutir os procedimentos utilizados: contagem e sobrecontagem
Proponha que cada grupo verifique novamente a quantidade de tampinhas que possui e anote no papel que está dentro do saquinho de tampinhas de cada grupo.
Assista a aplicação da 3ª etapa no vídeo “Contando a coleção de tampinhas”.
Um representante de cada grupo vai até outro e explica como calculou. Em seguida, solicite que um representante de cada grupo vá até a lousa para explicar para os demais, como fizeram para calcular. Observe e destaque os grupos que utilizaram a contagem (iniciando do 1) e os que aplicaram a sobrecontagem (iniciando do número registrado na aula anterior).
Proponha que as crianças comparem as estratégias e analisem qual consideram mais adequada para resolver esse tipo de problema.
Entregue para cada aluno uma tabela de dupla entrada, igual à do cartaz que foi colocado na parede da sala. Peça que um representante de cada grupo dite às demais crianças a quantidade de tampinhas obtida no seu grupo para que a anotem em seus quadros. Quem dita escreve no quadro grande, ao lado do nome do seu grupo.
Avaliação
4ª etapa:
Escrita de números grandes
Proponha os seguintes problemas:
Problema 1
Um grupo do 2º ano conferiu suas tampinhas e chegou ao total de oitenta e quatro. Ângela ditou a quantidade obtida para que seus colegas anotassem nos seus quadros. Veja como algumas crianças anotaram:
Carlos 64
Kauan 804
Nayara 84
Problema 2
Algumas crianças do 2º ano resolveram fazer coleções individuais. Anote ao lado do nome de cada criança a quantidade de peças que ela tem. Procure o número na tabela abaixo:
Raik: ______________________ quarenta e um
Claryce: _____________________ sessenta e três
Simeone: _____________________cento e cinquenta
Evelyse: ______________________ cinquenta e oito
Thais: ________________________ quatrocentos e vinte e três
Vanessa: _____________________ cento e trinta e cinco
100305 423 6003 10050 508 41
1035 85 1050 14 58 73
401 135 15 4623 150 603
324 4100203 603 4023 63 38
Proponha a discussão coletiva após a resolução de cada problema. Incentive que cada aluno justifique suas respostas e procure entender o procedimento do colega
**Vídeos 1ª etapa: Iniciando uma coleção coletiva
3ª etapa: Contando a coleção 4ª etapa: Escrevendo números grandes
Regularidades do sistema de numeração decimal
Objetivos
- Dispor de um instrumento que permita ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória;
- Construir uma boa imagem mental da série numérica, de sua organização e de suas regularidades e considerar que a série de números se prolonga até onde quiser;
- Estabelecer relações de maior e menor entre os números, conforme um "vem antes" ou "vem depois" do outro na série numérica.
Conteúdos
- Quantidade de algarismos dos números
- Regularidades do sistema de numeração decimal
- Numeração escrita e numeração falada
- Série numérica
Ano
2º ano
Tempo estimado
3 aulas
Desenvolvimento das atividades
1ª aula: Números de dois algarismos
Solicite a solução das seguintes atividades:
1. Observe o números abaixo:
QUARENTA E UM: 41 SESSENTA E TRÊS: 63 CINQUENTA E OITO: 58
Quantos algarismos tem cada número? _________
2. Escreva outros números que você conhece com dois algarismos:
3. Pinte todos os números de dois algarismos do quadro abaixo:
1 2 3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26 27 28 29
30 31 32 33 34 35 36 37 38 39
40 41 42 43 44 45 46 47 48 49
50 51 52 53 54 55 56 57 58 59
60 61 62 63 64 65 66 67 68 69
70 71 72 73 74 75 76 77 78 79
80 81 82 83 84 85 86 87 88 89
90 91 92 93 94 95 96 97 98 99
100 101 102 103 104 105 106 107 108 109
110 111 112 113 114 115 116 117 118 119
- Qual é o menor número de dois algarismos? _______
- Qual é o maior número de dois algarismos? __________
- Há quantos números de dois algarismos começados por:
1 2 3 4 5 6 7 8 9
2ª aula: Analisando o quadro numérico
Prepare um quadro numérico de 1 a 60, com alguns números "em lugar errado". Peça para que os alunos descubram os "intrusos", pintando esses números.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
11 14 15
22 23
31 36 89
42
32 60
Entregue uma cópia do quadro abaixo para cada aluno. Solicite que eles completem a sequência.
1 10
20
30
40
50
59 60
Para finalizar, organize uma discussão coletiva a partir das perguntas:
- Qual é o menor número?
- Pinte no quadro (de vermelho) o dia de hoje.
- Quais números estão entre o 20 e o 30?
- Qual número vem depois do 45?
- Qual número vem antes de 29?
Assista a aplicação da 2ª aula no vídeo "Analisando regularidades no quadro numérico"
3ª aula: Jogo "Detetive de Números"
Apresente o jogo para os alunos, explicando que você vai escolher um número do quadro numérico e eles deverão fazer perguntas para descobrir o número escolhido.
Esclareça que você só pode responder "sim" ou "não". Assim, eles devem fazer perguntas do tipo "o número é menor que 30?".
Se você notar que algum aluno parece "perdido" e não está participando, entregue um quadro numérico para ele usar como referência.
Continue o jogo, escolhendo os alunos para pensar no número misterioso.
Assista a aplicação da 3ª aula no vídeo "Detetive de números"
Avaliação
Observe a participação de cada aluno. Registre os conhecimentos e as dificuldades que apresentam no início da sequência didática e compare com o desempenho demonstrado no final da 3ª aula.
**Jogos- Compreender o sistema de numeração decimal
- Resolver problemas simples de adição
- Desenvolver a escrita de números com mais de um algarismos
Conteúdos específicos
- Contagem periódica de objetos (coleções)
- Problemas de adição (agregar)
- Produção de notações numéricas
- Comparação de grandezas numéricas
- Contagem e sobrecontagem
- Explicitação, análise e comparação dos procedimentos selecionados
Ano
2º ano
- Contagem periódica de objetos (coleções)
- Problemas de adição (agregar)
- Produção de notações numéricas
- Comparação de grandezas numéricas
- Contagem e sobrecontagem
- Explicitação, análise e comparação dos procedimentos selecionados
Ano
2º ano
Tempo estimado
8 aulas
Material necessário
Tampinhas (de refrigerante, suco e outras)
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa:
Iniciando uma coleção coletiva
Inicie a atividade com uma roda de conversa e perguntar para as crianças se alguém coleciona alguma coisa ou se conhece alguém que colecione.
Leve para a sala de aula uma coleção de tampinhas e pergunte se a turma topa dar continuidade à coleção. As tampinhas poderão servir, futuramente, de peças para jogos de percurso ou outros envolvendo a contagem.
Organize as crianças em grupos de quatro e entregue para cada grupo uma certa quantidade de tampinhas para que contem e registrem. Conforme o andamento da atividade, ofereça, para os grupos que precisarem, uma fita métrica, uma cartela da tele-sena ou uma tabela numérica como apoio para a contagem e para o registro das quantidades.
Depois que cada grupo anotou sua quantidade de tampinhas, organize a socialização dos registros.
Antecipação dos possíveis registros das crianças:
- Faz desenhos ou marcas correspondentes a cada peça da coleção;
- Escreve a série numérica, colocando um número para cada peça da coleção;
- Anota um único algarismo representando o total de tampinhas;
- Organiza as tampinhas em grupos e anota a quantidade de cada grupo (depois soma).
Marque na lousa quantas tampinhas cada grupo contou.
Compare o estado das coleções, perguntando para os alunos:
- Que grupo tem maior quantidade tampinhas?
- Que grupo tem a menor quantidade de tampinhas
- É possível saber sem ter que contá-las novamente?
A continuidade dessa proposta será seguir colecionando tampinhas e, semanalmente, controlar o crescimento da coleção.
Assista a aplicação da 1ª etapa no vídeo “Iniciando uma coleção coletiva".
2ª etapa:
A coleção cresce e novos problemas aparecem
Monte um cartaz para registrar a como a coleção vai evoluindo a cada aula. Deixe-o fixado em uma das paredes da sala.
8 aulas
Material necessário
Tampinhas (de refrigerante, suco e outras)
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa:
Iniciando uma coleção coletiva
Inicie a atividade com uma roda de conversa e perguntar para as crianças se alguém coleciona alguma coisa ou se conhece alguém que colecione.
Leve para a sala de aula uma coleção de tampinhas e pergunte se a turma topa dar continuidade à coleção. As tampinhas poderão servir, futuramente, de peças para jogos de percurso ou outros envolvendo a contagem.
Organize as crianças em grupos de quatro e entregue para cada grupo uma certa quantidade de tampinhas para que contem e registrem. Conforme o andamento da atividade, ofereça, para os grupos que precisarem, uma fita métrica, uma cartela da tele-sena ou uma tabela numérica como apoio para a contagem e para o registro das quantidades.
Depois que cada grupo anotou sua quantidade de tampinhas, organize a socialização dos registros.
Antecipação dos possíveis registros das crianças:
- Faz desenhos ou marcas correspondentes a cada peça da coleção;
- Escreve a série numérica, colocando um número para cada peça da coleção;
- Anota um único algarismo representando o total de tampinhas;
- Organiza as tampinhas em grupos e anota a quantidade de cada grupo (depois soma).
Marque na lousa quantas tampinhas cada grupo contou.
Compare o estado das coleções, perguntando para os alunos:
- Que grupo tem maior quantidade tampinhas?
- Que grupo tem a menor quantidade de tampinhas
- É possível saber sem ter que contá-las novamente?
A continuidade dessa proposta será seguir colecionando tampinhas e, semanalmente, controlar o crescimento da coleção.
Assista a aplicação da 1ª etapa no vídeo “Iniciando uma coleção coletiva".
2ª etapa:
A coleção cresce e novos problemas aparecem
Monte um cartaz para registrar a como a coleção vai evoluindo a cada aula. Deixe-o fixado em uma das paredes da sala.
Grupos/Datas | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 | Dia 4 | Dia 5 | Dia 6 | Dia 7 | Dia 8 |
Grupo 1 | ||||||||
Grupo 2 | ||||||||
Grupo 3 | ||||||||
Grupo 4 | ||||||||
Grupo 5 | ||||||||
Grupo 6 |
Entregue mais algumas tampinhas para cada grupo. Peça que calculem com quantas ficaram, anotando o novo total no cartaz. Observe quem retoma a contagem a partir do número 1 e quem faz a sobrecontagem - isto é, quem continua a contagem a partir da quantidade que já conhecia.
Se a maioria da turma tiver recursos de contagem que vá além de contar de um em um, proponha que cada grupo calcule o total de tampinhas da coleção da turma. De qualquer forma, proponha que façam a contagem e registrem o total em um quadro numérico que também ficará fixado na sala.
Se houver, por exemplo, 20 tampinhas na coleção, todos os quadrinhos do quadro, até o 20, serão marcados com X. Ao trazer mais duas tampas, a criança vai fazer um X no 21 e outro no 22, realizando uma sobrecontagem, sem precisar contar todas as tampinhas novamente a partir do 1.
3ª etapa:
Discutir os procedimentos utilizados: contagem e sobrecontagem
Proponha que cada grupo verifique novamente a quantidade de tampinhas que possui e anote no papel que está dentro do saquinho de tampinhas de cada grupo.
Assista a aplicação da 3ª etapa no vídeo “Contando a coleção de tampinhas”.
Um representante de cada grupo vai até outro e explica como calculou. Em seguida, solicite que um representante de cada grupo vá até a lousa para explicar para os demais, como fizeram para calcular. Observe e destaque os grupos que utilizaram a contagem (iniciando do 1) e os que aplicaram a sobrecontagem (iniciando do número registrado na aula anterior).
Proponha que as crianças comparem as estratégias e analisem qual consideram mais adequada para resolver esse tipo de problema.
Entregue para cada aluno uma tabela de dupla entrada, igual à do cartaz que foi colocado na parede da sala. Peça que um representante de cada grupo dite às demais crianças a quantidade de tampinhas obtida no seu grupo para que a anotem em seus quadros. Quem dita escreve no quadro grande, ao lado do nome do seu grupo.
Avaliação
4ª etapa:
Escrita de números grandes
Proponha os seguintes problemas:
Problema 1
Um grupo do 2º ano conferiu suas tampinhas e chegou ao total de oitenta e quatro. Ângela ditou a quantidade obtida para que seus colegas anotassem nos seus quadros. Veja como algumas crianças anotaram:
Carlos | 64 |
Kauan | 804 |
Nayara | 84 |
Problema 2
Algumas crianças do 2º ano resolveram fazer coleções individuais. Anote ao lado do nome de cada criança a quantidade de peças que ela tem. Procure o número na tabela abaixo:
Raik: ______________________ quarenta e um
Claryce: _____________________ sessenta e três
Simeone: _____________________cento e cinquenta
Evelyse: ______________________ cinquenta e oito
Thais: ________________________ quatrocentos e vinte e três
Vanessa: _____________________ cento e trinta e cinco
Algumas crianças do 2º ano resolveram fazer coleções individuais. Anote ao lado do nome de cada criança a quantidade de peças que ela tem. Procure o número na tabela abaixo:
Raik: ______________________ quarenta e um
Claryce: _____________________ sessenta e três
Simeone: _____________________cento e cinquenta
Evelyse: ______________________ cinquenta e oito
Thais: ________________________ quatrocentos e vinte e três
Vanessa: _____________________ cento e trinta e cinco
100305 | 423 | 6003 | 10050 | 508 | 41 |
1035 | 85 | 1050 | 14 | 58 | 73 |
401 | 135 | 15 | 4623 | 150 | 603 |
324 | 4100203 | 603 | 4023 | 63 | 38 |
Proponha a discussão coletiva após a resolução de cada problema. Incentive que cada aluno
justifique suas respostas e procure entender o procedimento do colega
**Vídeos
1ª etapa: Iniciando uma coleção coletiva
3ª etapa: Contando a coleção 4ª etapa: Escrevendo números grandes
3ª etapa: Contando a coleção 4ª etapa: Escrevendo números grandes
Regularidades do sistema de numeração decimal
Objetivos
- Dispor de um instrumento que permita ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória;
- Construir uma boa imagem mental da série numérica, de sua organização e de suas regularidades e considerar que a série de números se prolonga até onde quiser;
- Estabelecer relações de maior e menor entre os números, conforme um "vem antes" ou "vem depois" do outro na série numérica.
Conteúdos
- Quantidade de algarismos dos números
- Regularidades do sistema de numeração decimal
- Numeração escrita e numeração falada
- Série numérica
Ano
2º ano
Tempo estimado
3 aulas
Desenvolvimento das atividades
1ª aula: Números de dois algarismos
Solicite a solução das seguintes atividades:
1. Observe o números abaixo:
QUARENTA E UM: 41 SESSENTA E TRÊS: 63 CINQUENTA E OITO: 58
Quantos algarismos tem cada número? _________
2. Escreva outros números que você conhece com dois algarismos:
- Dispor de um instrumento que permita ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória;
- Construir uma boa imagem mental da série numérica, de sua organização e de suas regularidades e considerar que a série de números se prolonga até onde quiser;
- Estabelecer relações de maior e menor entre os números, conforme um "vem antes" ou "vem depois" do outro na série numérica.
Conteúdos
- Quantidade de algarismos dos números
- Regularidades do sistema de numeração decimal
- Numeração escrita e numeração falada
- Série numérica
Ano
2º ano
Tempo estimado
3 aulas
Desenvolvimento das atividades
1ª aula: Números de dois algarismos
Solicite a solução das seguintes atividades:
1. Observe o números abaixo:
QUARENTA E UM: 41 SESSENTA E TRÊS: 63 CINQUENTA E OITO: 58
Quantos algarismos tem cada número? _________
2. Escreva outros números que você conhece com dois algarismos:
3. Pinte todos os números de dois algarismos do quadro abaixo:
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | |
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |
60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 |
70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 |
80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 |
90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 |
100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 |
110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 |
- Qual é o menor número de dois algarismos? _______
- Qual é o maior número de dois algarismos? __________
- Há quantos números de dois algarismos começados por:
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
2ª aula: Analisando o quadro numérico
Prepare um quadro numérico de 1 a 60, com alguns números "em lugar errado". Peça para que os alunos descubram os "intrusos", pintando esses números.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
11 | 14 | 15 | |||||||
22 | 23 | ||||||||
31 | 36 | 89 | |||||||
42 | |||||||||
32 | 60 |
Entregue uma cópia do quadro abaixo para cada aluno. Solicite que eles completem a sequência.
1 | 10 | ||||||||
20 | |||||||||
30 | |||||||||
40 | |||||||||
50 | |||||||||
59 | 60 |
Para finalizar, organize uma discussão coletiva a partir das perguntas:
- Qual é o menor número?
- Pinte no quadro (de vermelho) o dia de hoje.
- Quais números estão entre o 20 e o 30?
- Qual número vem depois do 45?
- Qual número vem antes de 29?
Assista a aplicação da 2ª aula no vídeo "Analisando regularidades no quadro numérico"
3ª aula: Jogo "Detetive de Números"
Apresente o jogo para os alunos, explicando que você vai escolher um número do quadro numérico e eles deverão fazer perguntas para descobrir o número escolhido.
Esclareça que você só pode responder "sim" ou "não". Assim, eles devem fazer perguntas do tipo "o número é menor que 30?".
Se você notar que algum aluno parece "perdido" e não está participando, entregue um quadro numérico para ele usar como referência.
Continue o jogo, escolhendo os alunos para pensar no número misterioso.
Assista a aplicação da 3ª aula no vídeo "Detetive de números"
Avaliação
Observe a participação de cada aluno. Registre os conhecimentos e as dificuldades que apresentam no início da sequência didática e compare com o desempenho demonstrado no final da 3ª aula.
Jogo do castelo
**Vídeos
2ª aula: Analisando regularidades no quadro numérico
3ª aula: Detetive de números
Fonte:Revista Nova Escola