Páginas

05 fevereiro 2011

Sistema de numeração decimal

Coleção coletiva de tampinhas

Objetivos 
- Compreender o sistema de numeração decimal
- Resolver problemas simples de adição
- Desenvolver a escrita de números com mais de um algarismos

Conteúdos específicos
- Contagem periódica de objetos (coleções)
- Problemas de adição (agregar)
- Produção de notações numéricas
- Comparação de grandezas numéricas
- Contagem e sobrecontagem
- Explicitação, análise e comparação dos procedimentos selecionados

Ano 
2º ano

Tempo estimado
8 aulas

Material necessário 
Tampinhas (de refrigerante, suco e outras)

Desenvolvimento das atividades 

1ª etapa:

 Iniciando uma coleção coletiva
Inicie a atividade com uma roda de conversa e perguntar para as crianças se alguém coleciona alguma coisa ou se conhece alguém que colecione.

Leve para a sala de aula uma coleção de tampinhas e pergunte se a turma topa dar continuidade à coleção. As tampinhas poderão servir, futuramente, de peças para jogos de percurso ou outros envolvendo a contagem.

Organize as crianças em grupos de quatro e entregue para cada grupo uma certa quantidade de tampinhas para que contem e registrem. Conforme o andamento da atividade, ofereça, para os grupos que precisarem, uma fita métrica, uma cartela da tele-sena ou uma tabela numérica como apoio para a contagem e para o registro das quantidades.

Depois que cada grupo anotou sua quantidade de tampinhas, organize a socialização dos registros.

Antecipação dos possíveis registros das crianças:
- Faz desenhos ou marcas correspondentes a cada peça da coleção;
- Escreve a série numérica, colocando um número para cada peça da coleção;
- Anota um único algarismo representando o total de tampinhas;
- Organiza as tampinhas em grupos e anota a quantidade de cada grupo (depois soma).

Marque na lousa quantas tampinhas cada grupo contou.

Compare o estado das coleções, perguntando para os alunos:
- Que grupo tem maior quantidade tampinhas?
- Que grupo tem a menor quantidade de tampinhas
- É possível saber sem ter que contá-las novamente?

A continuidade dessa proposta será seguir colecionando tampinhas e, semanalmente, controlar o crescimento da coleção.
Assista a aplicação da 1ª etapa no vídeo “Iniciando uma coleção coletiva". 

2ª etapa: 

A coleção cresce e novos problemas aparecem
Monte um cartaz para registrar a como a coleção vai evoluindo a cada aula. Deixe-o fixado em uma das paredes da sala.


Grupos/DatasDia 1 Dia 2Dia 3Dia 4Dia 5Dia 6Dia 7Dia 8
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4
Grupo 5
Grupo 6














Entregue mais algumas tampinhas para cada grupo. Peça que calculem com quantas ficaram, anotando o novo total no cartaz. Observe quem retoma a contagem a partir do número 1 e quem faz a sobrecontagem - isto é, quem continua a contagem a partir da quantidade que já conhecia. 

Se a maioria da turma tiver recursos de contagem que vá além de contar de um em um, proponha que cada grupo calcule o total de tampinhas da coleção da turma. De qualquer forma, proponha que façam a contagem e registrem o total em um quadro numérico que também ficará fixado na sala.

Se houver, por exemplo, 20 tampinhas na coleção, todos os quadrinhos do quadro, até o 20, serão marcados com X. Ao trazer mais duas tampas, a criança vai fazer um X no 21 e outro no 22, realizando uma sobrecontagem, sem precisar contar todas as tampinhas novamente a partir do 1. 

3ª etapa:

Discutir os procedimentos utilizados: contagem e sobrecontagem 
Proponha que cada grupo verifique novamente a quantidade de tampinhas que possui e anote no papel que está dentro do saquinho de tampinhas de cada grupo. 

Assista a aplicação da 3ª etapa no vídeo “Contando a coleção de tampinhas”. 

Um representante de cada grupo vai até outro e explica como calculou. Em seguida, solicite que um representante de cada grupo vá até a lousa para explicar para os demais, como fizeram para calcular. Observe e destaque os grupos que utilizaram a contagem (iniciando do 1) e os que aplicaram a sobrecontagem (iniciando do número registrado na aula anterior). 


Proponha que as crianças comparem as estratégias e analisem qual consideram mais adequada para resolver esse tipo de problema. 

Entregue para cada aluno uma tabela de dupla entrada, igual à do cartaz que foi colocado na parede da sala. Peça que um representante de cada grupo dite às demais crianças a quantidade de tampinhas obtida no seu grupo para que a anotem em seus quadros. Quem dita escreve no quadro grande, ao lado do nome do seu grupo. 

Avaliação 



4ª etapa: 
Escrita de números grandes 
Proponha os seguintes problemas: 

Problema 1
 
Um grupo do 2º ano conferiu suas tampinhas e chegou ao total de oitenta e quatro. Ângela ditou a quantidade obtida para que seus colegas anotassem nos seus quadros. Veja como algumas crianças anotaram: 

Carlos64
Kauan804
Nayara84


Problema 2
Algumas crianças do 2º ano resolveram fazer coleções individuais. Anote ao lado do nome de cada criança a quantidade de peças que ela tem. Procure o número na tabela abaixo:

Raik: ______________________ quarenta e um

Claryce: _____________________ sessenta e três

Simeone: _____________________cento e cinquenta

Evelyse: ______________________ cinquenta e oito

Thais: ________________________ quatrocentos e vinte e três

Vanessa: _____________________ cento e trinta e cinco
1003054236003    10050 508     41       
1035851050145873
401135154623150603
324410020360340236338


Proponha a discussão coletiva após a resolução de cada problema. Incentive que cada aluno 
justifique suas respostas e procure entender o procedimento do colega

**Vídeos


Regularidades do sistema de numeração decimal

Objetivos
- Dispor de um instrumento que permita ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória;
- Construir uma boa imagem mental da série numérica, de sua organização e de suas regularidades e considerar que a série de números se prolonga até onde quiser;
- Estabelecer relações de maior e menor entre os números, conforme um "vem antes" ou "vem depois" do outro na série numérica.

Conteúdos 
- Quantidade de algarismos dos números
- Regularidades do sistema de numeração decimal
- Numeração escrita e numeração falada
- Série numérica

Ano 
2º ano

Tempo estimado 
3 aulas

Desenvolvimento das atividades 
1ª aula: Números de dois algarismos

Solicite a solução das seguintes atividades:

1. Observe o números abaixo:

QUARENTA E UM: 41         SESSENTA E TRÊS: 63         CINQUENTA E OITO: 58 
Quantos algarismos tem cada número? _________

2. Escreva outros números que você conhece com dois algarismos:



3. Pinte todos os números de dois algarismos do quadro abaixo:


123456789
10111213141516171819
20212223242526272829
30313233343536373839
40414243444546474849
50515253545556575859
60616263646566676869
70717273747576777879
80818283848586878889
90919293949596979899
100101102103104105106107108109
110111112113114115116117118119

- Qual é o menor número de dois algarismos? _______
- Qual é o maior número de dois algarismos? __________
- Há quantos números de dois algarismos começados por:

123456789


2ª aula: Analisando o quadro numérico
Prepare um quadro numérico de 1 a 60, com alguns números "em lugar errado". Peça para que os alunos descubram os "intrusos", pintando esses números.

123  456710
111415
2223
313689
42
3260

Entregue uma cópia do quadro abaixo para cada aluno. Solicite que eles completem a sequência.

                     10
20
30
              40
50
5960

Para finalizar, organize uma discussão coletiva a partir das perguntas:
- Qual é o menor número?
- Pinte no quadro (de vermelho) o dia de hoje.
- Quais números estão entre o 20 e o 30?
- Qual número vem depois do 45?
- Qual número vem antes de 29?
Assista a aplicação da 2ª aula no vídeo "Analisando regularidades no quadro numérico"



3ª aula: Jogo "Detetive de Números"
Apresente o jogo para os alunos, explicando que você vai escolher um número do quadro numérico e eles deverão fazer perguntas para descobrir o número escolhido.
 Esclareça que você só pode responder "sim" ou "não". Assim, eles devem fazer perguntas do tipo "o número é menor que 30?".
 Se você notar que algum aluno parece "perdido" e não está participando, entregue um quadro numérico para ele usar como referência.
 Continue o jogo, escolhendo os alunos para pensar no número misterioso.
Assista a aplicação da 3ª aula no vídeo "Detetive de números" 


Avaliação

Observe a participação de cada aluno. Registre os conhecimentos e as dificuldades que apresentam no início da sequência didática e compare com o desempenho demonstrado no final da 3ª aula.

**Jogos
Jogo do castelo


**Vídeos
2ª aula: Analisando regularidades no quadro numérico 
3ª aula: Detetive de números 


Fonte:Revista Nova Escola