Páginas

25 junho 2011

Trabalhando multiplicação...

JOGO DA MULTIPLICAÇÃO

Número de jogadores: todos da turma.

Objetivo do jogo: fechar um circuito de alunos.

Objetivo pedagógico: explorar a operação de multiplicação.

Material necessário:
·         Cartelas (uma para cada aluno) contendo um número (resultado de uma multiplicação qualquer) e uma operação de multiplicação.

Exemplo da cartela:
15,7 x 5 =
 





Como jogar:
1. Divida as crianças em grupos.
2. Entregue uma cartela para cada criança.
3. O jogo começa com um aluno lendo sua cartela.
4. Quem tem a resposta se manifesta e, por sua vez, lê a próxima operação.
5. O grupo que fechar o circuito primeiro será o vencedor.

JOGO DA TABUADA

Número de jogadores: quatro.

Objetivo do jogo: terminar, primeiro, com todas as cartas da mão. Quem, primeiro, terminar com todas as cartas da mão (abaixá-las) ganha o jogo.

Objetivo pedagógico: memorização da tabuada.

Material necessário:
·         40 cartas conforme modelo (página 4).

Como jogar:
·         As cartas devem ser embaralhadas na mesa, viradas para baixo.
·         Cada aluno retira quatro cartas para jogar. As cartas restantes formam um monte para futura compra.
·         Os alunos decidem quem inicia o jogo.
·         As peças do jogo são formadas por duas partes, uma contendo uma operação e a outra contendo um número, que é o resultado de uma operação. O iniciante deve verificar se algum dos números contidos nas peças que estão na mão, termina em 0. Se ele não tiver a peça, o jogador que estiver à esquerda verifica as cartas das mãos e assim por diante, até que algum participante tenha um número terminado em zero. Caso nenhum jogador possua um número terminado em 0, o iniciante verifica se há um número terminado em 1 e os demais, também. Caso não haja, verifica um número terminado em 2 e, assim por diante, até que se tenha uma peça para iniciar o jogo. Quem tiver a peça, coloca-a sobre a mesa, iniciando o jogo.
·         O segundo jogador (sentido horário) verifica se possui uma carta com a operação de multiplicação ou resultado correspondente a uma das partes da peça que está sobre a mesa. Caso ele não possua, compra uma carta do monte e passa a vez. Quando acabarem as cartas do monte, o jogador apenas passa a vez.
·         O jogo continua até que algum participante termine com as cartas da mão. Esse será o vencedor do jogo.
·         Caso os alunos queiram continuar o jogo, para verificarem as outras classificações, isto será possível. Fica a critério dos alunos esta escolha.


0 comentários:

Postar um comentário