Páginas

20 fevereiro 2012

Trabalhando com os nomes

O uso do nome da criança, é uma ótima maneira de se 
iniciar os primeiros contatos dela com a escrita. Alguns 
chegam na escola já sabendo seu primeiro nome, e isso 
facilita muito a continuidade da alfabetização. 
Sugiro algumas atividades para exploração do nome: 
CRACHÁ DE MESA 
Material necessário:

Caixas de creme dental (uma para cada criança)
Pape ofício colorido para embrulhar;
Jornais e revistas;
Cola e tesoura

Execução:

Colar as tampas das caixas e encapá-las.
Recortar as letras de revistas e jornais.
Deixar que a criança monte seu nome utilizando letras que 
recortou dos jornais ou revistas e cole na caixinha embrulhada,
formando assim o seu crachá de mesa.

BINGO DOS NOMES:

Cada criança recebe uma cartela com 9 letras e pega 9 marcadores 
(tampinhas de garrafa, feijões, milho, retalhos em EVA ou outro objeto).
Em seguida, de um saquinho, a professora vai retirando uma letra sorteada
de cada vez, falando em voz alta e registrando-as no quadro. Ganha quem
primeiro marcar todas as letras de sua cartela. 
O ganhador avisa gritando BINGO!












 


O NOME DA PROFESSORA: 

Durante todo o ano, a professora estará 
com as crianças e ensinará a elas muitas 
coisas que ainda não aprendeu. 
Como é o nome de sua professora? 
Observe as letras que sua professora usa 
para escrever o nome dela, e registre na 
folha que você recebeu. Em seguida marque 
as letras que se repetem no seu nome e no dela.
 

0 comentários:

Postar um comentário