Páginas

05 fevereiro 2011

Operações com números naturais

Brechó escolar


Objetivo 
Desenvolver estratégias de cálculo.

Conteúdos 
Adição e subtração. 
Anos

1º e 2º.

Tempo estimado 
Dez aulas.

Material necessário 
Objetos usados, como brinquedos, gibis, cédulas que imitem as verdadeiras, papel, canetas, lápis e etiquetas.

Desenvolvimento
1ª ETAPA 
Explique para a turma o que é um brechó - uma loja que vende objetos usados. Peça que os alunos levem dois itens para a escola. Antes, informe aos pais que os produtos não serão devolvidos.

2ª ETAPA Oriente-os a separar tudo em grupos: brinquedos, gibis etc. Defina valores que favoreçam boas problematizações, escreva-os nas etiquetas e peça que coloquem nas peças. Entregue folhas e lápis para que façam anotações, caso precisem.

3ª ETAPA Divida os pequenos em vendedores - que receberão notas de 2 e 1 real (para o troco) - e compradores, todos com o mesmo valor em cédulas de 5, 10 e 20.

4ª ETAPA 
Inaugure o brechó. Observe e anote as estratégias criadas por todos. No fim, recolha as folhas com as anotações feitas pela garotada.

5ª ETAPA Analise os registros das crianças e suas anotações. Nas aulas seguintes, sem as cédulas, discuta as situações que surgiram no brechó - uma a cada aula - e sugira outras.

Avaliação Sem as cédulas, proponha situações hipotéticas com 20 reais. A turma deve apresentar diferentes combinações de objetos e calcular quanto resta em cada uma.