Sessão de cinema: "x" poltronas ocupadas, "y" poltronas vazias
Objetivo
• Resolver problemas de adição e subtração com incógnita em diferentes lugares do enunciado
Conteúdo
• Problemas envolvendo a ideia de composição de medidas com incógnita em uma das medidas.
Anos
2º e 3º.
Tempo estimado
Um bimestre.
Material necessário
Cópias da tabela abaixo.
Desenvolvimento
1ª etapa
Proponha alguns problemas envolvendo a ideia de composição.
Cadê meus bichinhos?
Clara adora bichos de pelúcia. Sua coleção tem 14 bonecos no total, mas alguns deles estavam sujos e foram para a máquina de lavar. Se em cima da cama de Clara há 9 bichos de pelúcia, quantos foram lavados?
O desenho multicor
João quer desenhar uma borboleta bem colorida, mas só pode usar 9 canetinhas do seu estojo porque 3 estão sem tinta. Quantas canetinhas há, ao todo, na caixa de João?
2ª etapaDistribua para os estudantes cópias do quadro abaixo e proponha que os estudantes o completem com base na seguinte informação:
"No Cinema Central, há 150 poltronas para o público. Quantas foram ocupadas e quantas ficaram vazias na última sessão de cada dia da semana?"
Peça que os alunos anotem como chegaram aos resultados. Ajude a turma a entender a disposição dos números na tabela antes do cálculo e deixe-os com esta questão: se a sala tem 150 lugares, a soma das cadeiras disponíveis pode ser maior do que esse número?
• Resolver problemas de adição e subtração com incógnita em diferentes lugares do enunciado
Conteúdo
• Problemas envolvendo a ideia de composição de medidas com incógnita em uma das medidas.
Anos
2º e 3º.
Tempo estimado
Um bimestre.
Material necessário
Cópias da tabela abaixo.
Desenvolvimento
1ª etapa
Proponha alguns problemas envolvendo a ideia de composição.
Cadê meus bichinhos?
Clara adora bichos de pelúcia. Sua coleção tem 14 bonecos no total, mas alguns deles estavam sujos e foram para a máquina de lavar. Se em cima da cama de Clara há 9 bichos de pelúcia, quantos foram lavados?
O desenho multicor
João quer desenhar uma borboleta bem colorida, mas só pode usar 9 canetinhas do seu estojo porque 3 estão sem tinta. Quantas canetinhas há, ao todo, na caixa de João?
2ª etapaDistribua para os estudantes cópias do quadro abaixo e proponha que os estudantes o completem com base na seguinte informação:
"No Cinema Central, há 150 poltronas para o público. Quantas foram ocupadas e quantas ficaram vazias na última sessão de cada dia da semana?"
Peça que os alunos anotem como chegaram aos resultados. Ajude a turma a entender a disposição dos números na tabela antes do cálculo e deixe-os com esta questão: se a sala tem 150 lugares, a soma das cadeiras disponíveis pode ser maior do que esse número?
Avaliação
Problemas como esses colocam diante dos estudantes a possibilidade de utilizarem estratégias variadas do campo aditivo. Alguns alunos podem resolver usando a adição, completando com a quantidade necessária para chegar ao resultado, outros também podem pensar na utilização da subtração como uma forma de elucidar o desafio. Cabe a você organizar uma discussão em torno dessas formas de resolução - nenhuma está equivocada - e depois proponha outros problemas como estes para verificar se seus alunos fazem uso das estratégias discutidas.