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05 fevereiro 2011

Operações com números naturais

Sessão de cinema: "x" poltronas ocupadas, "y" poltronas vazias





Objetivo
• Resolver problemas de adição e subtração com incógnita em diferentes lugares do enunciado

Conteúdo
• Problemas envolvendo a ideia de composição de medidas com incógnita em uma das medidas.

Anos

2º e 3º.

Tempo estimado

Um bimestre.

Material necessário
Cópias da tabela abaixo.

Desenvolvimento 


1ª etapa
Proponha alguns problemas envolvendo a ideia de composição.

Cadê meus bichinhos?

Clara adora bichos de pelúcia. Sua coleção tem 14 bonecos no total, mas alguns deles estavam sujos e foram para a máquina de lavar. Se em cima da cama de Clara há 9 bichos de pelúcia, quantos foram lavados?

O desenho multicor

João quer desenhar uma borboleta bem colorida, mas só pode usar canetinhas do seu estojo porque estão sem tinta. Quantas canetinhas há, ao todo, na caixa de João?

2ª etapaDistribua para os estudantes cópias do quadro abaixo e proponha que os estudantes o completem com base na seguinte informação:

"No Cinema Central, há 150 poltronas para o público. Quantas foram ocupadas e quantas ficaram vazias na última sessão de cada dia da semana?"

Peça que os alunos anotem como chegaram aos resultados. Ajude a turma a entender a disposição dos números na tabela antes do cálculo e deixe-os com esta questão: se a sala tem 150 lugares, a soma das cadeiras disponíveis pode ser maior do que esse número?


Avaliação

Problemas como esses colocam diante dos estudantes a possibilidade de utilizarem estratégias variadas do campo aditivo. Alguns alunos podem resolver usando a adição, completando com a quantidade necessária para chegar ao resultado, outros também podem pensar na utilização da subtração como uma forma de elucidar o desafio. Cabe a você organizar uma discussão em torno dessas formas de resolução - nenhuma está equivocada - e depois proponha outros problemas como estes para verificar se seus alunos fazem uso das estratégias discutidas.