Jogos Cooperativos e Jogos Competitivos
Um dos temas palpitantes da prática educacional, hoje em dia, é o dos jogos competitivos e cooperativos. O aumento da conscientização da necessidade de incentivar e desenvolver o espírito de cooperação, de participação numa comunidade vem transformando profundamente o estilo de se trabalhar em grupo.
A própria capacidade cooperativa é um quesito valorizado na hora de conseguir emprego, porque as pessoas estão descobrindo que não da para ir muito longe sozinha.
Antigamente, as grandes invenções eram atribuídas a uma pessoa. Foi assim com o telefone, com a lâmpada. Hoje, são as equipes que trabalham em conjunto, e unir-se de maneira eficiente tornou-se muitíssimo importante. Há muito que os jogos estão presentes nas atividades educacionais, mas a maior parte dos jogos tradicionais no ocidente são competitivos. O conceito de jogos cooperativos teve inicio com Terry Orlick, pesquisador canadense que, a partir de estudos iniciados nos anos 70, desenvolveu o principio destas atividades físicas cujos elementos primordial são: a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão.
A idéia difundiu-se e hoje diversos autores desenvolvem jogos cooperativos aplicados a educação, administração de empresas e serviço comunitários.
Orlick questionou as regras dos jogos tradicionais e adaptou-os para transformá-los e jogos cooperativos. Neles o confronto é eliminado e joga-se uns COM os outros, ao invés de uns CONTRA outros. A comunicação e a criatividade são estimuladas para se alcançar um objetivo comum.
No Brasil, Fabio Otuzi Brotto, autor do livro “Jogos cooperativos” (Ed. Projeto Cooperação). É um dos precursores desse novo enfoque que visa, segundo ele, harmonizar o desenvolvimento da habilidade física com o desenvolvimento das potencialidades pessoais e coletivas dos alunos.
Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta, enquanto que nos jogos competitivos cada pessoa ou time tenta atingir um objetivo melhor do que o outro. Ex: marcar gols, cumprir um percurso em menor tempo. Etc.
O quadro abaixo nos da uma idéia das principais características dos dois tipos de jogos.
JOGOS COMPETITIVOS
Visão de que “só tem para uns”;
Objetivos exclusivos;
Ganhar DO outro;
Jogar CONTRA;
Tensão;
A vitória é somente para alguns.
JOGOS COOPERATIVOS
Visão de que “tem para todos”;
Objetivos comuns;
Ganhar COM o outro;
Jogar COM;
Descontração;
A vitória é compartilhada
Fonte: Blog Educador Nilton Zumba